Farmacovigilância

Farmacovigilância


Inscrições Encerradas

De acordo com o conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS), a farmacovigilância é definida como “a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos”. 
Cabe à farmacovigilância identificar, avaliar e monitorar a ocorrência dos eventos adversos relacionados ao uso dos medicamentos comercializados no mercado brasileiro, com o objetivo de garantir que os benefícios relacionados ao uso desses produtos sejam maiores que os riscos por eles causados.Além das reações adversas a medicamentos, são questões relevantes para a farmacovigilância: eventos adversos causados por desvios da qualidade de medicamentos, inefetividade terapêutica, erros de medicação, uso de medicamentos para indicações não aprovadas no registro, uso abusivo, intoxicações e interações medicamentosas. 

Categoria do curso: Farmácia
Área de aplicação: Farmácia
Carga horária: de 08 a 280 horas

Farmacovigilância é o conjunto de procedimentos relacionados à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de eventos adversos que ocorrem com o uso de medicamentos, dentre eles, os soros e as vacinas.

Tem como objetivo principal reduzir as taxas de ocorrência de doenças ou mortes associadas ao uso dos medicamentos, através da detecção precoce dos problemas de segurança relacionados aos produtos. Além disso, a Farmacovigilância pode orientar os profissionais de saúde sobre a administração do medicamento nos paciente.

ENTRE EM CONTATO


Em caso de sugestões, dúvidas ou para maiores informações sobre os cursos, favor preencher os dados abaixo. Tão logo recebida a mensagem, entraremos em contato. Desde já, agradecemos a sua participação.

Endereço

Rua Doutor Mello Viana, 91 - Centro - São Lourenço - MG

E-mail

contato@idea-instituto.com

Telefone

(35)99225-2011